quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Reencarnação e Biologia - Resenha de Stevenson

Por Erlendur Haraldsson - Reencarnação e Biologia.

Uma Contribuição para o Etiology de Marcas de nascença e Defeitos de Nascimento é um livro a muito esperado. Quando se abre os dois grandes volumes de 2268 páginas, fica evidente por que esperamos tão grande tempo. Leitores podem experimentar uma mistura de temor e desespero quando enfrentam com mais de 2200 páginas. Afortunadamente, Praeger também publicou um volume pequeno Onde Reencarnação e Biologia Cruzam, o qual Stevenson escreveu para satisfazer as necessidades de leitores que desejam entender o conteúdo essencial do trabalho maior sem se aborrecer em cima de detalhes. Este volume resume os achados, os argumentos, e as conclusões do trabalho maior. Ambos os trabalhos, a Reencarnação de dois-volume e Biologia. Uma Contribuição para o Etiology de Marcas de nascença e defeitos de Nascimento e Onde Reencarnação e Biologia Cruzam, contêm 26 capítulos e levam os mesmos títulos em ambos os trabalhos.
Emergiu gradualmente que casos da reencarnação (CORT) não só é caracterizado por recordações de alegadas prévia vida de crianças jovens, mas também por um padrão de outras características. Provavelmente mais inesperado é que às vezes são achados marcas de nascença e defeitos de nascimento que é relacionado ao modo de morte de uma pessoa falecida sobre de quem vida que a criança-sujeito pode fazer para algumas declarações corretas, e quem a criança pode reivindicar ter estado em uma vida prévia. Stevenson expressou a visão que estas marcas de nascença e defeitos de nascimento são o aspecto mais impressionante do multi-faceted CORT. Agora ele nos dá a evidência - mais de 200 casos - quase tudo investigados pessoalmente pelo próprio Stevenson.
Esta é uma monografia médica escrita com a eficácia, claridade, e consideração que são características de Stevenson. Há documentação extensa de cada caso e inclui numerosas fotografias, mesas, notas de rodapé e referências, e índices de casos e nomes. Para nos ajudar a entender o fundo cultural e histórico para alguns dos casos, Stevenson iguala presentes pequenas revisões da recente história de dois países (a Turquia e Birmânia) onde foram achados muitas marca de nascença e casos de defeitos de nascimento.
O primeiro capítulo dá uma avaliação dos achados básicos relativo a CORT. O segundo capítulo, ” Completas mudanças que correspondem a imagens mentais na pessoa afetada, ” descreve numerosos casos da literatura médica que mostra vários vínculos entre imagens mentais e completas funções, como stigmata, modificação hipnótica de uma variedade de funções, e algum raros efeitos que foram observados para acontecer quando as pessoas revivem recordações de muito intenso dano físico ou trauma. Este é o exame mais extenso de seu tipo conhecido ao revisor, e é uma avaliação histórica excelente.
Stevenson discute que há fatores comuns que estão por baixo da ocorrência de mudanças físicas que correspondem a imagens mentais. Principalmente, eles são violência e dano físico juntados com atenção concentrada e impressionabilidade (absorção) no assunto. Um fator adicional é o reatividade dos tecidos da pele que pode resultar na formação de cicatrizes ou dermographisms. Stevenson apresenta uma fórmula para a ocorrência destas ocorrências; a CA + DI + PF = CS. CA representa Atenção Se concentrada ou Absorção, DI para Duração da Imagem, PF para os Fatores Fisiológicos e CS para o resultante Mudança na Pele. Alguns destes efeitos fisiológicos também são anômalos na sensação que eles não correspondem a configurações conhecidas de nervos ou vasilhas de sangue da pele.
O próximo capítulo, ” mostra mudanças que correspondem às imagens mentais de outra pessoa, ” revisões a literatura em impressões telepáticas espontâneas e experiências nas quais um efeito físico localizado em uma pessoa corresponde a uma imagem mental em outro. Menos famoso é casos de impressões maternas que freqüentemente foram publicadas conduzindo diários médicos nos século 19º e início do 20º. Stevenson achou relatórios de 300 casos que revelam uma correspondência íntima entre uma impressão na mente de uma mulher grávida e o defeitos do bebê dela.
Os primeiros três capítulos servem como uma introdução ao assunto principal do trabalho: marcas de nascença e defeitos de nascimento, como eles podem relacionar a CORT. Porém, é uma indicação incompleta para descrever estes três capítulos como uma introdução, embora eles servem ambos como “notar-abridores ” para o material nos capítulos que seguem e como uma base teórica. Aparte de ser revisões excelentes, eles contêm muito material novo. Estes três capítulos só (um total 175 páginas) faria um livro altamente interessante e provocativo saltar para ser lido amplamente e citaria para vir por muito tempo. O Cartel de estudos de Stevenson tem largura notável e é verdadeiramente em âmbito internacional. Ele freqüentemente também se refere a fontes estrangeiras inclusive alemão, francês, e italiano, algo muito raramente achou entre americano (ou até mesmo britânico) os estudiosos. Tal eficácia do cartel de estudos por idiomas e culturas vai longe freqüentemente no passado e é raro.
Os próximos 12 capítulos são dedicados a marcas de nascença como eles são achados na investigação de CORT. Eles são categorizados de acordo com o grau de verificação de um possível vínculo entre uma marca de nascença incomum na pele de um sujeito e feridas correspondentes no corpo de uma pessoa falecida. Tal verificação varia amplamente de caso a caso e outros nada apresentam (embora o caso ainda pode ser de interesse), por apoio de recordações de informadores, para documentação médica.
Um leitor pensativo pode considerar se as marcas de nascença e defeitos de nascimento correspondem por casualidade. De acordo com Stevenson, a pele de um adulto normal -de tamanho incluiria 160 quadra cada 10 grid de centímetros. Localizando a pele marca em tal um grid, ele calcula o odds contra chance de uma única marca de nascença que corresponde em localização com uma única ferida como 1/160. Porém, a explicação de chance está até mesmo menos provável em casos em qual mais que a pessoa feriu e marca de nascença corresponde. Por exemplo, Stevenson tem 18 casos nos quais uma criança reivindica se lembrar de ser atirado por uma bala e tem duas marcas de nascença que são achadas para corresponder a feridas de bala de entrada (pequeno) e saída (maior). Aqui novamente um padrão de partidas de marcas de nascença um padrão de feridas. Na opinião de Stevenson estes casos constituem a evidência mais forte. Quando duas marcas de nascença correspondem assim a duas feridas o odds contra aumento de chance para 1/160 x 1/160, ou 1/25000.
Um caso extremo era Necip Ünlütaskiran de Turquia que teve sete marcas de nascença seis de que corresponderam a feridas descreveu em um documento médico. Aqui o odds contra coincidência de chance ficam verdadeiramente astronômicos. Além disso, a reivindicação de Necip que ele tinha apunhalado a esposa dele de uma vida prévia na perna, com uma cicatriz de resultante, foi verificado quando ela foi identificada.
Na Predição de capítulo ” de Marcas de nascença ” Stevenson descreve casos nos quais poderiam ser preditas marcas de nascença. Por exemplo, em um caso turco, uma marca de nascença tinha sido informada a ele. Quando ele aprendeu depois que a morte da personalidade prévia alegada tinha sido causada através de feridas de bala, ele predisse uma segunda marca de nascença, devolveu ao sujeito e achou uma segunda marca de nascença que correspondeu à ferida de saída. Tais casos raros e casos de marca de nascença experimentais denominados são extremamente importantes, particularmente porque eles oferecem um pouco para a possibilidade de mudança estes casos além da crítica aplicada à maioria dos casos espontâneos e introduzindo um elemento de controle experimental.
Na coleção de Stevenson há também casos que podem aparecer a muitos leitores para ter só leve ou nenhum evidential estimam, mas que ele acha revelando por uma razão ou outro. Por exemplo, há 21 casos de crianças que fizeram para nenhuma declaração tudo que sobre a personalidade prévia (como também um adicional 7 que fez único ou duas declarações) e que foram identificados somente por adultos em base das marcas de nascença deles/delas que se assemelharam a feridas fatais infligidas em alguém eles souberam ou vieram aprender aproximadamente. De acordo com convicções locais, tal identificação é apoiada freqüentemente alguém tendo tido ” anunciando sonhos ” antes da criança nasceu, uma característica improvável impressionar os leitores Ocidentais.
As marcas de nascença que figuram nos casos de Stevenson também são de interesse porque a maioria deles difere do tipo de marca de nascença que quase todo o mundo tem. Eles são freqüentemente áreas calvas de enrugou, tecido de scarlike, elevou sobre tecidos circunvizinhos ou deprimido relativo a eles; alguns são áreas de pigmentação diminuída. Alguns estão sangrando e estão escoando quando o bebê nasce. Esses que se assemelham a nevi e moles em aparecimento são freqüentemente maiores que nevi ordinário e também freqüentemente acontecem em localizações incomuns. O mesmo pode ser dito para defeitos de nascimento que figuram nos casos. Não só é nascimento trai raro em geral comparou a marcas de nascença, mas muitos desses informaram por Stevenson é tipos que são sumamente raros e em algumas instâncias quase sem igual.
Em alguns casos, são achadas marcas de nascença para emparelhar feridas que foram o resultado de operações cirúrgicas. Um real oddity é o caso de Jacinta Agbo de Nigéria que teve a marca de nascença mais extraordinária Stevenson alguma vez viu. ” Consistiu em uma área, aproximadamente 3 centímetros largo, de tecido de scarlike pálido que estendeu a cabeça inteira dela ao redor ( Onde Reencarnação e Biologia Cruzam, pág. 57).” Depois, uma pessoa foi identificada que em uma disputa tinha sido dado com a cabeça com um clube e tinha sido cosido até presente uma incisão extensa no escalpo. A marca de nascença de ” Jacinta era muito mais largo que a incisão teria sido, e isto é por que eu acredito que correspondeu a um bandagem colocado pelo cirurgião ao redor do hea pág. 58).”
O segundo volume de Reencarnação e Biologia se trata de defeitos de nascimento e outras anomalias como eles podem derivar de vidas prévias. O (visível) defeitos de nascimento são divididos nesses das extremidades, esses da cabeça e beija, esses que envolvem dois ou mais regiões, e esses que envolvem que condições ” de Stevenson trai ” nascimento experimental (as crianças nascido com sinais de marcas que emparelham esses em crianças que foram mutiladas deliberadamente ou caso contrário marcados depois de morte). Geralmente, os casos de defeito de nascimento também são associados com mortes violentas, inclusive assassinatos (algumas mutilações envolvendo e tortura) e acidentes. Stevenson também inclui quatro capítulos que descrevem casos em qual as doenças internas do assunto, anormalidades de pigmentação, e outros aspectos de aparecimento físico e função podem emparelhar esses da pessoa cujo vida que uma criança reivindica se lembrar.
Um capítulo especial discute 42 casos de gêmeos que Stevenson investigou, em qual ou ambas as crianças falam de recordações de vidas prévias. Particularmente interessante é o achado que em 62% dos 34 casos para os quais a informação estava disponível, as duas personalidades prévias tinham morrido ao mesmo tempo ou pelo menos na mesma ocasião. Também havia freqüentemente uma relação pessoal entre as personalidades prévias. Alguns dos gêmeos eram monozygotic e mostraram diferenças consideráveis em comportamento em linha com características das personalidades prévias.
Stevenson reuniu uma quantia volumosa de dados novos, tanto de forma que mim não pode pensar de nada comparável como a publicação de Phantasms do Viver (Gurney, al de et., 1896) que se tornou imediatamente um clássico e influenciou uma era inteira de pesquisa e debate.
A pessoa pode desejar saber como os críticos extremos virão ver este trabalho. Nós podemos conjeturar que eles provavelmente reagirão em muito o mesmo modo como eles fizeram ao Phantasms do Viver, isto é, despedindo o trabalho como uma coleção de casos espontâneos que são investigados depois que eles aconteçam e conseqüentemente são propenso a fraquezas famosas de testemunho. Provavelmente um problema mais sério para se dirigir é as diferenças culturais fortes entre os casos. A incidência informada de marcas de nascença ou defeitos de nascimento grandemente varia entre culturas, e estas diferenças podem ser uma expressão de convicções populares. Parece isso nas culturas das quais estes casos são convicções tiradas, populares encoraja associações entre marcas de nascença incomuns e pessoas que morreram de feridas ou tiveram cicatrizes incomuns ou malformations. Estas convicções poderiam afetar declarações feitas por um assunto quando as pessoas ao redor de him/her desenvolveram expectativas ou convicções que a criança era previamente uma pessoa particular. Estas fraquezas são discutidas por Stevenson. Convicções certamente expectativas de influência e modos de interpretar phenomena. Porém, também é justificável perguntar se as convicções locais surgiram de observações do tipo descritas por Stevenson?
Em alguns sonhos de culturas também é interpretado freqüentemente como um pressentimento da identidade da personalidade de um bebê para nascer. Esta convicção posa um problema e uma armadilha potencial para o investigador, especialmente se ele ou ela vêm aos anos de cena atrás de um caso foi estabelecido na família estendida ou o bairro do assunto.
Os registros volumosos e detalhados de Stevenson de casos que ele categoriza e analisa a duração de vários modos, deveria abrir uma era nova de debate aproximadamente como ou se podem ser unidos atributos físicos a nascimento a pessoas que morreram. Foi aceitado gradualmente que nossa influência de lata estatal psicológica nossa saúde. Stevenson apresenta evidência que um estado psicológico - especialmente próxima morte, e especialmente se a morte é uma violenta-pode influenciar o desenvolvimento de corpos futuros.
Na metodologia das ciências de vida é aceitado amplamente que alguns achados são como vulnerável para preconceitos subjetivos do investigador e como dependente em circunspeção de his/her como esses obtidos no caso de estudos. O trabalho de marca de nascença de Stevenson é ligado para ser desafiado, porque é trabalho sério de grande conseqüência. Argumentos não ajudarão muito. As batalhas significantes só serão lutadas no campo, pelo processo de replication.
A ênfase de Stevenson está em apresentar os dados dele em grande detalhe, mas ele também discute várias explicações e implicações dos dados, como esses para genéticas e para o problema de notar-corpo. Em Onde Biologia e Reencarnação Cruzam que ele conclui:
Ainda dizendo que eu penso que reencarnação é a melhor explicação para muitos casos, eu não reivindico que é a única explicação. Pesquisa adicional pode mostrar que está nem mesmo o melhor. Esta é uma questão sobre a qual minha opinião deveria contar para pequeno. Eu considero minha contribuição como isso de apresentar a evidência tão claramente quanto eu posso. Cada leitor deveria estudar a evidência cuidadosamente-preferentemente na monografia-e então alcança o dele ou a própria conclusão dela (pp. 112-113).
Reencarnação e Biologia e Onde Reencarnação e Biologia Cruzam junto é um trabalho de proporções verdadeiramente sem igual. Eu não li nada como interessante e fascinando por muitos anos. É único e é ligado para se tornar um clássico, definindo um domínio sem igual e difícil. É o trabalho de coroamento de um estudioso verdadeiramente excelente e investigador.
Erlendur Haraldsson Departamento de Psicologia Universidade de Islândia IS-103 Reykjavik, Islândia.

Um comentário:

  1. prezado senhor ian stevenson, adorei muito este comentario deste artigo, pois precisava saber sobre este assunto, tenho uma marca de nascenca , e este artigo esclareceu muito minhas duvidas sobre este asssunto, que deus te abecooe e voce continue sempre ajudando as pessoas com seus artigos e estudos espiritas, sou espirita tambem, e gostei muito de ler este artigo.
    abracos

    atenciosamente

    Patricia Reis Rosa - Brasil 14-08-2011

    ResponderExcluir

Comente esse artigo.