sexta-feira, 24 de abril de 2009

CUUE - Controle Universal do Ensino dos Espiritos

DEBATE DA LISTA EXISTEM-ESPIRITOS!?


KARDEC disse:

Essa verificação universal constitui uma garantia para a unidade futura do Espiritismo e anulará todas as teorias contraditórias. Aí é que, no porvir, se encontrará o critério da verdade. O que deu lugar ao êxito da doutrina exposta em O Livro dos Espíritos e em O Livro dos Médiuns foi que em toda a parte todos receberam diretamente dos Espíritos a confirmação do que esses livros contêm. Se de todos os lados tivessem vindo os Espíritos contradizê-la, já de há muito haveriam aquelas obras experimentado a sorte de todas as concepções fantásticas. Nem mesmo o apoio da imprensa as salvaria do naufrágio, ao passo que, privadas como se viram desse apoio, não deixaram elas de abrir caminho e de avançar celeremente. É que tiveram o dos Espíritos, cuja boa vontade não só compensou, como também sobrepujou o malquerer dos homens.

Os princípios acima não resultam de uma teoria pessoal: são conseqüência forçada das condições em que os Espíritos se manifestam. E evidente que, se um Espírito diz uma coisa de um lado, enquanto milhões de outros dizem o contrário algures, a presunção de verdade não pode estar com aquele que é o único ou quase o único de tal parecer.

(...) A opinião universal, eis o juiz supremo, o que se pronuncia em última instância. Formam-na todas as opiniões individuais. Se uma destas é verdadeira, apenas tem na balança o seu peso relativo. Se é falsa, não pode prevalecer sobre todas as demais. Nesse imenso concurso, as individualidades se apagam, o que constitui novo insucesso para o orgulho humano.


De: Eduardo Lima
Para: existem espíritos
Enviadas: Quinta-feira, 23 de Abril de 2009 14:27:07
Assunto: RE: Res: Res: Res: [existem-espiritos!?] Re: Espiritismo na Holanda e outras coisas

...vou escrever de novo.. : o controle nao é um controle da forma como vc deseja.. ele NAO IMPEDE NADA...e MUITO MENOS FOI CRIADO COM ESSE OBJETIVO... RESUMINDO .. ele nao funciona do modo com vc quer.. ELE É APENAS UM CONjUNTO DE "CRITERiOS SUBJETIVOS" (deontologicos) QUE PODEM SER UNIVERSALMENTE APLICADOS.. espiritos sempre irao falar o que desejaram .. fui claro? atenção VITOR: deontologico significa que DEVE ser.. NAO QUE OBRIGATORIAMENTE TEM QUE SER.. ASSIM SENDO ATENÇÃO ,.. se um espirito dizer que está vivo o que não existe reencarnação isso NAO TEM NADA a ver com o controle funcionar ou não.. NADA

grandes abraços
Eduardo


Vitor Moura escreveu:

O controle deveria filtrar/barrar mensagens espúrias. É o que chamamos "ponto fora da reta". Quanto mais mensagens iguais, mais teríamos certeza de que aquela informação é verdadeira, ou, pelo menos, de algum valor. Assim, se 1 centena de médiuns diz que Deus existe, e apenas 2, os da Holanda, dizem que não existe, então pelo Controle consideraríamos as mensagens dos médiuns da Holanda como espúrias. Faria parte da Filosofia Espírita a existência de Deus.

Qual o problema disso? Falácia ad numerum.

Mais que isso, historicamente, vemos que esse Controle não funciona. Kardec afirma ter recebido centenas de comunicações idênticas referentes à civilização marciana e jupiteriana, tanto que a Pluralidade dos Mundos Habitados faz parte da Filosofia Espírita. Hoje essas informaçãos, em vez de confirmadas, são totalmente desacreditadas.

Entendeu agora, Eduardo, porque eu critiquei você por ter colocado aquelas palavras na minha boca? Eu NUNCA diria que o Controle não contralava nada. Ele controla. Só não funciona.

Mais uma coisa: o Controle não é o único critério usado por Kardec. Ele também usa o Critério da Lógica e do Bom Senso e o Critério da Linguagem Digna e Nobre. No caso das mensagens com as civilizaçãoes marcianas e jupiterianas, Kardec considerou que tais mensagens não feriam a Lógica e o Bom Senso. E como tais mensagens vinham de Espíritos com uma Linguagem Digna e Nobre, passaram por esse filtro também.

Então todos esses Critérios não impediram a ocorrência de um falso positivo. De fato, o método criado por Kardec, composto por esses 3 critérios, nada nos garantiu sobre a realidade do mundo espiritual. Não temos uma informação fidedigna sequer. Nada foi confirmado pelas pesquisas parapsicológicas.

Há, na verdade, mais um Critério: o Tempo. Hoje essas mensagens não passariam pelo Critério da Lógica e do Bom Senso. Mas, como vimos, esse Critério pode demorar para filtrar as mensagens espúrias...

Um abraço.
Vitor

Eduardo disse:

vc foi clarissimo na exposição de suas idéias nestes 2 ultimos emails.. e foram bem argumentados com base inclusive em textos espiritas, joia.. mas.. veja bem.. A doutrina sim propõe leis universais, mas.. leis que atuam dentro da pluralidade da vida .. ou seja.. alguem pode até nao pagar um crime.. "sofrendo", mas amando mais o proximo.. as possibilidade são infinitas.. mas esta infinitude nao derroga as leis .ESSE é o entendimento espírita. . e por ai vai..
Ja sob o controle.. tenho que insistir que vc ainda não pegou o espirito da coisa (irresistivel trocadilho).. a unica coisa que posso falar.. e que vc depois de morto,, assim como eu.. e todos teremos "total liberdade" para falar o que desejar...e pensar o que quizer.. Dezenas de espiritos aqui ou na Holanda ipensam que estao vivos..pensam que nao ha reencaranção.. até tem indios que acham que estao em uma tribo piratas, antigos romanos .
E estes espiritos se manifestam diaramente nos centros espiritas e falam sobre estas ideias "equivocadas" e lhe asseguro que tudo isto esta de acordo com o controle universal.. e alias.. os doutrinadores o tendo com base.. sabem lidar com toda esta imensidade de situações.. pois isso foi explicado por Kardec..
BEM.. é isso..
em breve volto.
grandes abraços
Eduardo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esse artigo.